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Formação Inicial em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)
19 Fevereiro, 2018 -18:30
Programa Nacional da Promoção da Sucesso Escolar
Formador: Alexandra Maria Viana da Silva
Local: Agrupamento José Maria dos Santos
Duração: 25h+25h
Datas: de 19/02/2018 a 28/03/2018
Público Alvo: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Objectivos:
A presente formação pretende verificar mudanças práticas na evolução de comportamentos preparados para a ação participativa.
Pretende desenvolver capacidade de trabalho colaborativo e em parceria.
Motivar a vontade de pesquisar, de desenvolver a sua criatividade, espírito critico e analítico e vontade de comunicar para a mudança de comportamentos em prol das gerações presentes e futuras.
Ao investir na formação do educador/ professor, investimos na autonomia do professor e empoderamos o aluno para que este saiba fazer as suas escolhas, de forma autónoma tendo em conta não apenas os seus interesses, mas também do meio envolvente, adquirindo conhecimentos, competências, atitudes e valores necessários para viver em conjunto com os outros.
A EDS desenvolve competências de resolução de problemas complexos, inerentes à vida quotidiana sendo por isso uma educação capacitadora.
A aprendizagem é proveniente de uma participação ativa, em que se partilha autoridade entre professor/educador e aluno, onde existe a intervenção do aluno no processo de aprendizagem, sendo um trabalho de co-colaboração. O professor/educador é reconhecido pelo seu conhecimento académico, métodos de aprendizagem e experiência profissional, sendo também convidado a desenvolver o programa curricular com os alunos, atendendo à evolução dos pensamentos dos seus alunos.
Começa com uma transformação individual que se reflete consequentemente em poder de transformação coletivo.
A pedagogia de projeto assenta numa “educação para“ e trabalha a partir de um centro de interesse, resultando numa abordagem pedagógica que dá uma finalidade às aprendizagens adquiridas.
A pedagogia por projeto desenvolve competências transversais no âmbito do saber-estar. Promovendo uma educação que forma indivíduos que sejam capazes de se integrar na sociedade.
A EDS desenvolve a capacidade de:
comunicar tendo em conta objetivos conflituais, clarificando valores e a capacidade de autoquestionar, desenvolvendo o debate argumentativo;
criatividade, desenvolvendo pensamento prospetivo;
avaliar e identificar possibilidades de ação para utilizar de forma realística;
compreender a complexidade e de efetuar uma abordagem sistémica, capacitando para a tomada de decisões em situações de incerteza, contradição ou ambivalência;
desenvolver jovens líderes para a mudança de comunidades sustentáveis;
mostrar empatia, de mudar de ótica ou perspetiva – princípio de tolerância necessária ao debate;
orientação nos domínios das ciências sociais e humanas, ciências da natureza e da formação geral.
colaborar entre si. O trabalho por grupos onde se desenvolve a entreajuda e se encontra as informações pertinentes para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários.
resiliência psicológica individual e coletiva necessária à integração social.
A EDS deve alimentar as disciplinas assim como as disciplinas devem alimentar a EDS. Os projetos educativos serão em matérias como: descarbonizar a sociedade (EDUmob é um exemplo de incentivo), natureza e biodiversidade, alimentação, saúde, cultura e todas as temáticas abordadas nos 17 ODS.
A EDS não se limita à aprendizagem formal, incentivando à aprendizagem não formal, através de equipamentos de educação (centros de educação ambiental, parques naturais, bibliotecas, museus, etc.) assim como a motivação para a aprendizagem informal (através de atividades quotidianas).
Em termos pedagógicos, a territorialização das atividades apresenta a vantagem de contribuir para a construção de uma cidadania baseada na interpretação da sua especificidade e da universalidade de situações reais nos quais os estudantes estejam em situações de agir.
A lucidez da comunidade docente e formadores sobre as práticas pedagógicas aplicadas e os tipos de saber vigentes são necessários para acompanhar da melhor maneira o aluno e levá-lo a agir com conhecimento de causa.
O objetivo da EDS passa por formar atores competentes e cidadãos capazes de avaliar o impacto das suas ações num mundo incerto e complexo.
Conteúdos:
A ação de formação apresentada decorre na modalidade de Oficina de Formação.
Módulo 1- O que é Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)? (6H)
• Princípios de EA e de EDS (Dimensões e inter-relacões)
• Perspetivas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
• Valores incluídos no paradigma da sustentabilidade
• Criação de Planos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
– Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)
– Objetivos Globais – Agenda 2030 (ODS)
Módulo 2- Pedagogia de Ensino (transformativa) (6H)
Perceção do sistema social (micro/macro/micro):
• Transformação de Consciências
– Papel do indivíduo (educador/professor) – desenvolvimento pessoal e social (Mindfulness, Círculo de partilha e escuta profunda – Way of Council).
– Papel da comunidade (escolar – local)
• Abordagem Pedagógica – reorientação dos currículos (transdisciplinar)
– Integração dos conhecimentos das disciplinas nas problemáticas globais complexas no contexto de ESD
– Capacitar competências de: comunicação, pensamento sistémico, pensar crítico e criativo, análise, liderança, escuta ativa, trabalho cooperativo, desenvolvimento de competência nas artes.
• Técnicas de Ensino:
– discussões temáticas;
– contador de histórias;
– combinação de técnicas de ensino que se centrem no aluno.
Módulo 3- Exemplo de um caso prático: EDUmob (6H)
• Apresentação da abordagem EDUmob
• Temas: Desafios ambientais, societais e económicos, Mobilidade Sustentável e Cidadania e Segurança Rodoviária
• Mapeamento – integração interdisciplinar
• Fase 1 – Sensibilização e Diagnóstico
• Fase 2 – Movimento para a ação
• Ferramentas de monitorização e avaliação
Parcerias: ACA-M, APÉ e K-Evolution
Links dos parceiros:
APÉ: http://apemobilidade.org/
ACA-M: http://www.aca-m.org/
K-Evolution: http://www.kevolution.org/
Módulo 4 – Caos – Análise de um tema local no contexto de EDS? (6H)
• Descrição;
• Técnicas de ensino selecionadas;
• Objetivo;
• Materiais;
• Descrição da sequência de ensino;
Avaliação Final (1H)
Comparar e discutir as diferentes práticas em EDS em diferentes contextos.
• Referências (vídeos, endereços eletrónicos, artigos, etc.)
Sessões de trabalho autónomo
• Aplicação integrada nas dimensões da Sustentabilidade
Sessão 1- Contextualizar a turma sobre os ODS e escolher quais são os 3 ODS mais importantes para desenvolver em turma/escola? (2H)
Sessão 2- Selecionar exemplos de problemáticas reais ao nível espacial, no âmbito dos 3 ODS e documentar e identificar medidas de ação local a resolver- Matriz de problemáticas. (4H)
Sessão 3: Contactar agentes locais (junta de freguesia e junta de freguesia nas temáticas selecionadas para saber mais sobre a problemática local. (3H)
Sessão 4: Integrar estas temáticas selecionadas no âmbito do contexto disciplinar integrando nas dimensões da Sustentabilidade. (3H)
Sessão 5: Escolher as técnicas de ensino a aplicar e materiais necessários a produzir para a resolução do problema no contexto local. (2H)
Sessão 6: Dividir a turma por 3 grupos e cada grupo desenvolve 1 análise de problema local de 1 dos 3 ODS. (1H)
Sessão 7: Desenvolver um plano de ação em cada grupo de acordo com as técnicas e materiais selecionados. (2H)
Sessão 8: Apresentar o plano de ação a desenvolver, através de comunicação à turma. (2H)
Sessão 9: Sensibilizar a turma e a comunidade escolar e local sobre a temática. (2 H)
Sessão 10: Avaliar o feedback das comunidades à proposta apresentada. (2H)
Sessão 11: Avaliação final dos grupos por parte dos colegas e educador/professor. (2H)
A ação de formação apresentada decorre na modalidade de Oficina de Formação.
Módulo 1- O que é Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)? (6H)
• Princípios de EA e de EDS (Dimensões e inter-relacões)
• Perspetivas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
• Valores incluídos no paradigma da sustentabilidade
• Criação de Planos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
– Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)
– Objetivos Globais – Agenda 2030 (ODS)
Módulo 2- Pedagogia de Ensino (transformativa) (6H)
Perceção do sistema social (micro/macro/micro):
• Transformação de Consciências
– Papel do indivíduo (educador/professor) – desenvolvimento pessoal e social (Mindfulness, Círculo de partilha e escuta profunda – Way of Council).
– Papel da comunidade (escolar – local)
• Abordagem Pedagógica – reorientação dos currículos (transdisciplinar)
– Integração dos conhecimentos das disciplinas nas problemáticas globais complexas no contexto de ESD
– Capacitar competências de: comunicação, pensamento sistémico, pensar crítico e criativo, análise, liderança, escuta ativa, trabalho cooperativo, desenvolvimento de competência nas artes.
• Técnicas de Ensino:
– discussões temáticas;
– contador de histórias;
– combinação de técnicas de ensino que se centrem no aluno.
Módulo 3- Exemplo de um caso prático: EDUmob (6H)
• Apresentação da abordagem EDUmob
• Temas: Desafios ambientais, societais e económicos, Mobilidade Sustentável e Cidadania e Segurança Rodoviária
• Mapeamento – integração interdisciplinar
• Fase 1 – Sensibilização e Diagnóstico
• Fase 2 – Movimento para a ação
• Ferramentas de monitorização e avaliação
Parcerias: ACA-M, APÉ e K-Evolution
Links dos parceiros:
APÉ: http://apemobilidade.org/
ACA-M: http://www.aca-m.org/
K-Evolution: http://www.kevolution.org/
Módulo 4 – Caos – Análise de um tema local no contexto de EDS? (6H)
• Descrição;
• Técnicas de ensino selecionadas;
• Objetivo;
• Materiais;
• Descrição da sequência de ensino;
Avaliação Final (1H)
Comparar e discutir as diferentes práticas em EDS em diferentes contextos.
• Referências (vídeos, endereços eletrónicos, artigos, etc.)
Sessões de trabalho autónomo
• Aplicação integrada nas dimensões da Sustentabilidade
Sessão 1- Contextualizar a turma sobre os ODS e escolher quais são os 3 ODS mais importantes para desenvolver em turma/escola? (2H)
Sessão 2- Selecionar exemplos de problemáticas reais ao nível espacial, no âmbito dos 3 ODS e documentar e identificar medidas de ação local a resolver- Matriz de problemáticas. (4H)
Sessão 3: Contactar agentes locais (junta de freguesia e junta de freguesia nas temáticas selecionadas para saber mais sobre a problemática local. (3H)
Sessão 4: Integrar estas temáticas selecionadas no âmbito do contexto disciplinar integrando nas dimensões da Sustentabilidade. (3H)
Sessão 5: Escolher as técnicas de ensino a aplicar e materiais necessários a produzir para a resolução do problema no contexto local. (2H)
Sessão 6: Dividir a turma por 3 grupos e cada grupo desenvolve 1 análise de problema local de 1 dos 3 ODS. (1H)
Sessão 7: Desenvolver um plano de ação em cada grupo de acordo com as técnicas e materiais selecionados. (2H)
Sessão 8: Apresentar o plano de ação a desenvolver, através de comunicação à turma. (2H)
Sessão 9: Sensibilizar a turma e a comunidade escolar e local sobre a temática. (2 H)
Sessão 10: Avaliar o feedback das comunidades à proposta apresentada. (2H)
Sessão 11: Avaliação final dos grupos por parte dos colegas e educador/professor. (2H)
Cronograma:
19/02/2018
21/02/2018
07/03/2018
12/03/2018
14/03/2018
19/03/2018
21/03/2018
28/03/2018
*Todas as sessões decorrem entre as 18:30h e as 21:30h à excepção da última que decorrerá entre as 18:30h e as 22:30h
Data Final de Inscrição: 31/01/2018