Centro de Formação Ordem de Santiago

  • Ecrã completo
  • Ecrã largo
  • Ecrã estreito
  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Certificação de competências TIC por validação de competências profissionais

NÍVEL I

Alínea

Artigo 8º   da Portaria n.º 731/2009 de 7 de Julho

FaixaCompeTIC

a)

Certificação por validação de competências profissionais, atribuível ao docente que reúna pelo menos um dos seguintes requisitos:

i) Possua habilitação própria ou profissional para leccionar o grupo de recrutamento 550.

ii) Tenha desempenhado o cargo de coordenador de TIC, nos termos do despacho n.º 26 691/2005, de 30 de Novembro, publicado no Diário da República,2.ª série, n.º 247, de 27 de Dezembro de 2005.

iii) Participe ou tenha participado como docente responsável pela componente pedagógica ou pela componente técnica do Plano Tecnológico da Educação, nos termos do despacho n.º 700/2009, de 19 de Dezembro de 2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 6, de 9 de Janeiro de 2009.

b)

 

 

Certificação por validação de competências associadas, atribuível ao docente portador de pelo menos um dos seguintes certificados:

i) Diplomas de bacharelato, licenciatura ou equiparados, pós -graduação, mestrado ou doutoramento, cujas áreas de educação e formação se inscrevam na área de estudo de Informática (48), de acordo com a classificação nacional das áreas de educação e formação.

ii) Certificado de formador em TIC nas áreas: (No quadro do regime jurídico da formação contínua de professores)

A40 — Informática;

B15 — Tecnologia e Comunicação Educativa;

C15 — Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática);

iii) Certificados ou diplomas constantes do despacho conjunto n.º 1264/2010 de 19.01

ž  Mac OS X, iWork ou iLife, da Apple;

ž  IT Essentials, CCent, CCNA ou CCNP, da Cisco Systems;

ž  European Computer Driving Licence, da ECDL Foundation;

ž  LPIC 1, LPIC 2 ou LPIC 3, do Linux Professional Institute;ž  Oracle Database ou Oracle Application Express, da ORACLE;

ž  Open Office, Star Office ou OpenSolaris, da Sun Microsystems.

c)

Certificação por reconhecimento de percurso formativo, atribuível ao docente que se encontre em pelo menos uma das seguintes situações:

i) Tenha frequentado acções de formação contínua no domínio das TIC, com aproveitamento, no quadro do regime jurídico da formação contínua de professores, e correspondentes a um total mínimo de 50 horas, cumpridas no período compreendido entre 1 de Janeiro de 2000 e 31 de Agosto de 2009:

ii) Tenha frequentado, com aproveitamento, um dos cursos de formação TIC de nível 1, de acordo com o modelo de formação em competências TIC, nos termos do artigo 4.º.

iii) Tenha frequentado, com aproveitamento, os dois cursos de formação TIC de nível 2 obrigatórios, de acordo com o modelo de formação em competências TIC, nos termos do artigo 5.º.

 

NÍVEL II

Alínea  Artigo 9º   da Portaria n.º 731/2009 de 7 de Julho

Faixa2CompeTIC

a) Por reconhecimento de percurso formativo, atribuível ao docente que tenha concluído os quatro cursos de formação contínua (dois obrigatórios e dois opcionais) que compõem a formação em Competências Pedagógicas e Profissionais com TIC - Nível 2.
b) É atribuído na sequência da avaliação positiva de portefólio digital que ateste a aprendizagem no domínio pedagógico das TIC, em termos a definir por despacho conjunto... (a publicar).
   

NÍVEL III

Alínea  Artigo 10º   da Portaria n.º 731/2009 de 7 de Julho

Faixa3CompeTIC

1 Certifica os conhecimentos adquiridos pelo docente que o habilitam a inovar práticas pedagógicas com as TIC, a gerir as suas experiências e reflexões numa perspectiva investigativa e num sentido de partilha e colaboração com a comunidade educativa.
2 Atribuído aos docentes portadores de diplomas de mestrado ou doutoramento na área de educação e formação das Ciências da Educação (142), de acordo com a classificação nacional das áreas de educação e formação, nos termos a definir por despacho conjunto (a publicar).

 

Portaria n.º 731/2009 de 7 de Julho

Está aqui: TIC Certificação