A Portaria n.º 731/2009 de 7 de Julho cria o Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC (tecnologias de informação e comunicação) para docentes em exercício de funções nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Definida como prioridade formativa para o ano de 2010, pela Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE), o centro de formação realizou formação de nível II para cerca de 30% dos docentes dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

PLANO DE FORMAÇÃO 2010

SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
   O Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC organiza -se em três níveis:

NÍVEL I - CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS:

Pode ser requerida no Portal das Escolas a certificação de Nível I por validação de competências profissionais.
Consulte os requisitos
que conferem o reconhecimento.
    Solicite na sua escola o código "e-professor" e proceda ao registo no portal das escolas - Consute o Manual de Utilizador
  Obtem-se pela frequência, com aproveitamento, de 2 cursos da componente obrigatória, da Formação de Nível II. (15+15 horas)

NÍVEL II -  CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROFISSIONAIS COM TIC:

Obtem-se pela frequência, com aproveitamento, de 4 cursos de Formação do Nível II (30 horas da componente obrigatória + 30 horas da componente opcional)
  Pode, ainda, obter-se "...na sequência da avaliação positiva de portefólio digital que ateste a aprendizagem no domínio pedagógico das TIC, , em termos a definir por despacho conjunto." Artº 9 da Port. 731/09

NÍVEL III -  CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS AVANÇADAS EM TIC NA EDUCAÇÃO:

"... Pode ser atribuída aos docentes portadores de diplomas de mestrado ou doutoramento na área de educação e formação das Ciências da Educação (142)... nos termos a definir por despacho..." Artº 10 da Port. 731/09

Portal Escolas
 - Legislação e informação complementar:
Guião das competências TIC
- Guião de procedimentos sobre o sistema de certificação e formação em competências TIC;
  Portaria nº 256/2005, de 16 de Março
- Classificação Nacional das Áreas de Formação e Educação;
Informação nº 3  Abril 2010
- Certificação a portadores de um certificado de bacharelato, licenciatura, pós‐graduação, mestrado ou doutoramento, artº 8º da Portaria nº 731/2009;
  Portaria nº 224/2010, de 20 de Abril
- Contempla a educação especial no elenco de opções do curso de formação contínua obrigatório, em ensino e aprendizagem com TIC;
Informação nº 4  Abril 2010
- Não reconhece o Diploma de Competências Básicas em TIC, para efeitos das situações previstas no artº 8 da Portaria nº 731/2009
  Informação nº 8  Abril 2010
- Alteração relativa ao diploma Microsoft Literacia Digital, incluído no Despacho n.º 1264/2010 ponto iii da alínea b do n.º 2 do artigo 8.º da Portaria n.º 731/2009
Informação nº 9  Maio 2010
- Alarga até 25.04.2010 o prazo considerado para a realização das acções de formação contínua no domínio das TIC, para efeitos de Certificação em Competências Digitais por reconhecimento de percurso formativo, ponto i) da alínea c) do artº 8º da Portaria nº 731/2009
Informação nº 10  Maio 2010
- Considera para efeitos de certificação em competências digitais, de acordo com os esclarecimentos do CCFCP, o número total de horas de formação correspondentes ao conjunto das horas das sessões presenciais e das sessões de trabalho autónomo.
Informação nº 11  Maio 2010
- Considera enquadráveis na alínea b) i) do artº 8º da Portaria nº 731/09, os certificados de bacharelato, licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento que indiquem ou anexem declaração na área de estudos 48 – Informática (área de educação e formação: 480, 481, 482 ou 489) da classificação nacional das áreas de educação e formação.

Subscrever newsletter  Enviar a um colega

IMPORTANTE
Está aqui: TIC Competências TIC Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC